ARTIGOS
A IATF 16.949:2016 é uma norma? Resposta: Deveria ser!
Porque não é?Uma norma estabelece um padrão de exigências/ requisitos e a IATF 16.949:2016 já está na 5ª Edição, com 18 alterações em 3 anos, após seu lançamento. Isto dá uma média de 6 alterações por ano, ou seja, uma alteração a cada 2 meses. Então o que é a IATF 16.949:2016? Um caderno de encargos, cheio de exigências, boa parte delas burocracias que não agregam valor, mas custos para as indústrias automotivas, que sofre alterações constantes mesmo após a...
saiba maisA participação inteligente da Alta Direção na Gestão da Qualidade
Se a Alta Direção não está comprometida com a Gestão da Qualidade, significa que o sistema está mal implementado e a responsabilidade, é de quem tem como atribuição adequá-lo e desenvolvê-lo.Um sistema de gestão da qualidade mal implementado, tem muitas vezes como causa principal, a preocupação única pela certificação, inclusive da Alta Direção.Dessa forma, ao invés de utilizar as boas práticas trazidas pelos requisitos da ISO 9001:2015, há um acréscimo de custos aos processos com incorporação de burocracias e...
saiba maisGestão da Qualidade X Gestão de Documentos
A ISO 9001:2015 não é um sistema de documentos, mas sim um sistema de gestão; entretanto muitas organizações não desapegam de adotar manual da qualidade, procedimentos e outras práticas burocráticas aceitas na auditoria, porém não ajudam a organização.Como estruturar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ ISO 9001:2015?Primeiramente entendendo profundamente a norma, sua abordagem, conceitos, métodos e ferramentas aplicáveis para atender aos requisitos, suas interações e de forma a agregar valor e propiciar maior competitividade para...
saiba maisComo você e sua organização tomam decisões?
Qualquer tipo de organização está permanentemente tomando decisões, ou seja, fazendo escolhas; entretanto, muitas dessas decisões são tomadas de forma atropelada, pois são deixadas para a última hora, sem um critério apropriado, sem planejamento e sem a participação das pessoas relevantes para avaliar a melhor decisão.Que tipos de decisões estamos abordando:Escolha de um novo software para um determinado processo;Terceirizar ou não um processo;Contratação de um funcionário novo, seja ele chave ou não para a organização;Escolher um fornecedor para um...
saiba maisA Gestão por Processos de Negócio e o Futebol!
Para quem acompanha futebol, ao menos desde a década 50 do século passado, consegue perceber sua evolução como processo.Um time de futebol executa um processo, no qual o Técnico exerce o papel de Gestor e os jogadores executam este processo, que envolve também treinamento técnico, físico e tático.Há várias semelhanças entre o Gestor de um Processo de uma Organização e um Técnico de Futebol: Ambos são responsáveis pelos resultados; O Técnico de Futebol não joga, assim como o Gestor...
saiba maisQual a diferença entre um Chefe e um Gestor de Processo?
Esse é um dos paradigmas a ser quebrado, quando uma organização decide implantar a Gestão por Processos de Negócio – GPN, ou Business Process Management – BPM. Antes de abordarmos o tema, vamos entender o papel de cada um nos seus respectivos contextos:Chefe (Gerente, Supervisor, Coordenador, Encarregado, Chefe, Líder ou outras nomenclaturas) são funções que estão dentro de uma estrutura departamental, cujo campo de atuação pode ser visualizado pelo organograma da organização. O “Chefe” cuida de atividades específicas e...
saiba maisRealizar Auditorias Internas, agrega valor para a Organização?
A discussão aqui, não trata da necessidade de uma organização que é certificada em alguma norma de sistema de gestão ter que realizar auditoria interna, pois isso é requisito, mas sim, do quanto uma auditoria interna agrega valor, seja auditoria de produto, processo ou sistema de gestão da qualidade. Esta reflexão, veio a partir da experiência que estamos tendo em alguns de nossos clientes cujos sistemas de gestão da qualidade começam a ficar robustos, ou seja, possuem as seguintes...
saiba maisProva para Auditor da ISO 9001:2015
Se você é um Auditor experiente da ISO 9001:2015, deve saber as respostas das seguintes perguntas:Numa auditoria completa de um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ em conformidade com a ISO 9001:2015, por qual requisito deve-se começar a auditoria e quais aspectos relevantes devem ser observados relacionados com este requisito?O que são processos de negócio da organização, mencionado no requisito 5.1.1.c? Qual visão deve-se ter deste requisito?Como evidenciar de forma consistente se a Alta Direção promove a mentalidade...
saiba maisOs 4 C’s da ISO 9001:2015 e incorporação na Gestão do Negócio
Os 4 C’s da ISO 9001:2015 são: Conhecimento Organizacional, Competência, Comunicação e Conscientização.Estes requisitos, muitas vezes são mal tratados ou mal compreendidos pela organização e implementados de forma a visar apenas atender as auditorias; entretanto, se incorporados como ferramentas para o negócio, vai fazer com que a organização consolide um dos princípios da gestão da qualidade: “Engajamento das Pessoas”Avalie as questões abaixo, em relação à abordagem que é visada pela ISO 9001:2015:Quem é o responsável por identificar necessidades, programar,...
saiba maisA obsolescência do Diagrama de Ishikawa
Para muitos profissionais, especialmente os da área da qualidade, pode parecer uma heresia dizer que o Diagrama de Ishikawa ficou obsoleto; entretanto, trata-se de um processo de evolução natural.O Diagrama de Ishikawa, ou Causa Efeito, ou ainda Espinha de Peixe começou a ser utilizado em 1943, criado por Kaoru Ishikawa, com a finalidade de analisar não conformidades e tomar ações corretivas nos processos de produção, considerando na época 4 fatores, 4 “M”s – Máquina, Mão de Obra, Material e...
saiba mais