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Reinventando a Organização Pós Pandemia – Substituindo a Gestão Vertical!

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Reinventando a Organização Pós Pandemia – Substituindo a Gestão Vertical!

Estamos num período complexo para as pessoas e para as organizações com o COVID 19; porém pode ser um momento para as organizações e pessoas transformarem dificuldades em oportunidades.Para as organizações, pode ser substituindo a deficiente Gestão Vertical ou Departamental pela abordagem moderna da Gestão por Processos de Negócio.Se as organizações que possuem Gestão Vertical refletirem, vão perceber o quão seus processos têm dificuldades para fluírem e algumas vezes até emperram. As coisas muitas vezes andam literalmente na base...

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A participação inteligente da Alta Direção na Gestão da Qualidade

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A participação inteligente da Alta Direção na Gestão da Qualidade

Se a Alta Direção não está comprometida com a Gestão da Qualidade, significa que o sistema está mal implementado e a responsabilidade, é de quem tem como atribuição adequá-lo e desenvolvê-lo.Um sistema de gestão da qualidade mal implementado, tem muitas vezes como causa principal, a preocupação única pela certificação, inclusive da Alta Direção.Dessa forma, ao invés de utilizar as boas práticas trazidas pelos requisitos da ISO 9001:2015, há um acréscimo de custos aos processos com incorporação de burocracias e...

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Por que o Novo FMEA – AIAG & VDA não deve trazer resultados para o mercado automotivo?

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Por que o Novo FMEA – AIAG & VDA não deve trazer resultados para o mercado automotivo?

O que significa o FMEA AIAG & VDA 1ª Edição não trazer resultados?Resultados para o FMEA, sem dúvida seria por exemplo uma redução significativa dos recalls; já que nos últimos 5 anos os dados da indústria automotiva no Brasil mostram que cerca de 70% dos veículos fabricados, são convocados para algum tipo de recall.O FMEA teve origem na indústria aeronáutica. Alguém pode imaginar como seria se 70% dos aviões fabricados fossem chamados para recalls? Não existiriam aviões.Projetar e fabricar...

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Gestão da Qualidade X Gestão de Documentos

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Gestão da Qualidade X Gestão de Documentos

A ISO 9001:2015 não é um sistema de documentos, mas sim um sistema de gestão; entretanto muitas organizações não desapegam de adotar manual da qualidade, procedimentos e outras práticas burocráticas aceitas na auditoria, porém não ajudam a organização.Como estruturar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ ISO 9001:2015?Primeiramente entendendo profundamente a norma, sua abordagem, conceitos, métodos e ferramentas aplicáveis para atender aos requisitos, suas interações e de forma a agregar valor e propiciar maior competitividade para...

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Como você e sua organização tomam decisões?

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Como você e sua organização tomam decisões?

Qualquer tipo de organização está permanentemente tomando decisões, ou seja, fazendo escolhas; entretanto, muitas dessas decisões são tomadas de forma atropelada, pois são deixadas para a última hora, sem um critério apropriado, sem planejamento e sem a participação das pessoas relevantes para avaliar a melhor decisão.Que tipos de decisões estamos abordando:Escolha de um novo software para um determinado processo;Terceirizar ou não um processo;Contratação de um funcionário novo, seja ele chave ou não para a organização;Escolher um fornecedor para um...

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A Gestão por Processos de Negócio e o Futebol!

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A Gestão por Processos de Negócio e o Futebol!

Para quem acompanha futebol, ao menos desde a década 50 do século passado, consegue perceber sua evolução como processo.Um time de futebol executa um processo, no qual o Técnico exerce o papel de Gestor e os jogadores executam este processo, que envolve também treinamento técnico, físico e tático.Há várias semelhanças entre o Gestor de um Processo de uma Organização e um Técnico de Futebol: Ambos são responsáveis pelos resultados; O Técnico de Futebol não joga, assim como o Gestor...

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Os Estudos de MSA (Measurement System Analysis) agregam valor para a Organização?

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Os Estudos de MSA (Measurement System Analysis) agregam valor para a Organização?

Resposta: Não!Conforme requisitos da ISO 9001, se houve determinação adequada do equipamento de medição, se esse equipamento está calibrado e o responsável pela medição é capacitado, analisar estatisticamente “todos” os sistemas de medição só agrega custo para uma indústria. Sabe-se que um micrômetro é adequado por exemplo, para medir o diâmetro de um pino usinado; que um durômetro foi desenvolvido para medir dureza, além de vários outros exemplos, então fazer uma indústria, cujo foco é produzir com qualidade, fazer...

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Qual a diferença entre um Chefe e um Gestor de Processo?

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Qual a diferença entre um Chefe e um Gestor de Processo?

Esse é um dos paradigmas a ser quebrado, quando uma organização decide implantar a Gestão por Processos de Negócio – GPN, ou Business Process Management – BPM. Antes de abordarmos o tema, vamos entender o papel de cada um nos seus respectivos contextos:Chefe (Gerente, Supervisor, Coordenador, Encarregado, Chefe, Líder ou outras nomenclaturas) são funções que estão dentro de uma estrutura departamental, cujo campo de atuação pode ser visualizado pelo organograma da organização. O “Chefe” cuida de atividades específicas e...

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Realizar Auditorias Internas, agrega valor para a Organização?

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Realizar Auditorias Internas, agrega valor para a Organização?

A discussão aqui, não trata da necessidade de uma organização que é certificada em alguma norma de sistema de gestão ter que realizar auditoria interna, pois isso é requisito, mas sim, do quanto uma auditoria interna agrega valor, seja auditoria de produto, processo ou sistema de gestão da qualidade. Esta reflexão, veio a partir da experiência que estamos tendo em alguns de nossos clientes cujos sistemas de gestão da qualidade começam a ficar robustos, ou seja, possuem as seguintes...

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Qual melhor ferramenta para Análise de Problema e definição de Ações Corretivas?

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Qual melhor ferramenta para Análise de Problema e definição de Ações Corretivas?

Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre ação corretiva, ação preventiva e ação de melhoria e em quais situações elas devem ser abordadas. Ações CorretivasSão para problemas repentinos e únicos, exemplos: reclamação de cliente, quebra de um equipamento, um produto ou serviço que começou a ser produzido ou executado não conforme, um índice de desempenho que repentinamente foi alterado e outros.Estas situações são chamadas de desvios e desvios só tem uma causa, sendo o método mais robusto para identificá-la e...

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