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ARTIGOS

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Uma Empresa não pode ser muito melhor, que o nível de competência e engajamento dos seus funcionários

Artigos, Geral

Uma Empresa não pode ser muito melhor, que o nível de competência e engajamento dos seus funcionários

É fato que em nosso país, educação não é prioridade. É fato também, que muitas empresas, pouco ou nada se preocupam com a competência dos funcionários, bem como com o engajamento desses, aos seus objetivos.   Alguns aspectos podem ser considerados:   Estrutura Departamental Em geral as empresas são estruturadas por departamentos, ou seja, as pessoas são administradas pelo cumprimento de tarefas e limitadas a fazerem aquilo que o cargo e o departamento tem como atribuições. Os departamentos são...

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Qual a diferença entre um curso de norma de Sistema de Gestão de um Organismo Certificador e o de uma Consultoria?

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Qual a diferença entre um curso de norma de Sistema de Gestão de um Organismo Certificador e o de uma Consultoria?

Um Organismo Certificador de Normas de Sistemas de Gestão, não atua na implantação; mas sim, em auditorias, cujas abordagens são bem diferentes.   Fazer curso de auditoria de normas com Organismos Certificadores é interessante, principalmente se o Organismo é aquele que vai auditar a empresa, pois desta forma, se entende melhor a abordagem que será usada, já que existem algumas diferenças entre os Organismos, embora sejam pequenas. Contrariamente aos cursos de auditorias, boa parte dos Organismos Certificadores promovem cursos...

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A Gestão por Processos e o Futebol

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A Gestão por Processos e o Futebol

Para quem acompanha futebol, ao menos desde a década 50 do século passado, consegue perceber sua evolução. Veja como a Gestão por Processos se aplica nesse esporte. Um time de futebol executa um processo, no qual o Técnico exerce o papel de Gestor e os jogadores executam este processo, que envolve também treinamento técnico, físico e estratégico. Há várias semelhanças entre o Gestor de um Processo de uma Organização e um Técnico de Futebol: Ambos são responsáveis pelos resultados;O...

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Quais as diferenças entre um(a) Consultor(a) e um(a) Auditor(a) de Sistema de Gestão da Qualidade?

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Quais as diferenças entre um(a) Consultor(a) e um(a) Auditor(a) de Sistema de Gestão da Qualidade?

Vale a pena entender as diferenças das atribuições de cada um, pois muitas vezes um interfere no trabalho do outro, o que geralmente atrapalha, ao invés de ajudar. Em geral, quando um(a) auditor(a) de um Organismo Certificador vai auditar pela primeira vez uma organização, não tem ideia do que vai encontrar, pois cada uma tem sua estrutura, recursos, processos, produtos/ serviços diferentes e implantou o sistema da forma como achou mais adequada. Desta forma, o comum é haver sistemas...

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Sua organização está certificada na ISO 9001:2015! O que mudou?

Artigos, Artigos ISO 9001, Artigos ISO TS e IATF 16949, Informativo

Sua organização está certificada na ISO 9001:2015! O que mudou?

Pela minha experiência, demora de dois a três anos para uma organização consolidar em sua plenitude, os conceitos e abordagens da ISO 9001:2015, mas isso se ela tiver foco em aumentar a competitividade e não de manter a certificação.   Certificar é fácil, até pelo baixo nível das auditorias de certificação (CLIQUE AQUI e leia nosso artigo sobre); o difícil é implantar um sistema robusto, que constantemente esteja focado em melhorar os processos e aumente a competitividade da organização....

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O fim do departamento da qualidade!

Artigos, Artigos ISO 9001, Artigos ISO TS e IATF 16949, Geral

O fim do departamento da qualidade!

A qualidade é um atributo intrínseco a um produto, processo ou serviço. Então, o que faz um departamento da qualidade numa indústria, por exemplo?   A seguir estão apresentadas as principais atividades dos Departamentos da Qualidade na indústria e como algumas podem ser inseridas em processos da organização, simplificadas e outras eliminadas. As atividades que estão sendo abordadas, são: Inspeção de Recebimento; Auditoria de Fornecedores; Inspeção durante a produção; Auditoria de Produtos; Análise de Produtos Não Conformes; Auditoria de Processos;...

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Simplificar nem sempre é simples nas Organizações

Artigos, Geral

Simplificar nem sempre é simples nas Organizações

A complexidade e a burocracia, algumas vezes dão um aparente poder e dependência da organização, de quem desenvolveu e participa daquele processo, bem como a sofisticação pode passar a impressão de que existe controle rigoroso e alta qualidade. O tripé de um processo robusto é: agilidade, qualidade e otimização dos custos. Não conheci nas organizações nas quais atuei, nenhum processo que fosse complexo, burocrático ou sofisticado, que atendesse a este tripé. Recorrendo ao dicionário Burocracia: (sentido pejorativo) – Qualquer...

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Qual a abrangência e abordagem na Análise de Riscos na IATF 16949:2016?

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Qual a abrangência e abordagem na Análise de Riscos na IATF 16949:2016?

Você sabia, que as palavras risco ou riscos aparecem 16 vezes nas cláusulas de 4 a 10 na ISO 9001:2015 e 67 vezes na IATF 16.949:2016, incluindo as 16 vezes da ISO 9001:2015?   Qual conclusão poderíamos chegar? Que a IATF 16.949:2016, é bem mais rigorosa que a ISO 9001:2015 neste tema? Até poderíamos, se não fosse a redundância cansativa dos mesmos requisitos em cláusulas diferentes da norma. As palavras risco ou riscos são “jogadas” ao longo do texto...

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Interpretações Sancionadas da IATF 16.949:2016 de novembro de 2018. Baixe nossa tradução livre

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Interpretações Sancionadas da IATF 16.949:2016 de novembro de 2018. Baixe nossa tradução livre

Acaba de ser publicada pela IATF – International Automotive Task Force, as Interpretações Sancionadas de novembro de 2018 da IATF 16.949:2016.   O que é uma Interpretação Sancionada?   Uma Interpretação sancionada altera a interpretação de uma ou mais regras ou requisito(s) que, por sua vez, torna-se a base para uma não-conformidade, ou seja, é uma alteração ou alterações da norma. Para cada interpretação sancionada  as organizações tem um prazo de implantação estabelecido pela IATF, no qual a organização...

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Sua Organização recebe auditoria, ou “sofre” auditoria da Certificadora?

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Sua Organização recebe auditoria, ou “sofre” auditoria da Certificadora?

O termo “sofrer auditoria” é utilizado muitas vezes de forma intuitiva pelas organizações, quando vão passar por uma auditoria de certificação, recertificação ou manutenção do Organismo Certificador, muitas vezes porque o sentimento geral efetivamente é este, de sofrimento.   As 3 Principais causas do “sofrimento” numa auditoria Inconsistência no Sistema de Gestão da Qualidade Se o sistema for mal implementado, a tendência é a organização “sofrer” com a auditoria, pois haverá insegurança na forma pela qual os processos foram...

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