Grupo Soma & ACT – Uma Parceria de Sucesso
A parceria entre o Grupo Soma e a ACT começou em 2011, quando a ACT foi contratada para realizar uma auditoria interna da ISO 9001:2008 na Soma Soluções Magnéticas. Na reunião de encerramento, foram apresentadas várias oportunidades de melhoria, focadas especialmente na abordagem da ACT de estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) por processos, desburocratizado, voltado para resultados e engajamento das pessoas.
Essa abordagem despertou o interesse da Diretoria Industrial da Soma, responsável pelo SGQ, levando a uma nova contratação da ACT para reestruturar o SGQ, com ênfase na documentação e adoção da gestão por processos.
Com a necessidade de transição para a Certificação ISO 9001:2015 e a incorporação da PRO-SOL, uma empresa de energia solar, a ACT propôs o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade integrado para ambas as empresas, visto que várias áreas, como RH, Compras e Expedição, atuavam em conjunto.
A implementação da ISO 9001:2015 exigiu que a ACT desenvolvesse métodos, conceitos, ferramentas de gestão e técnicas para facilitar a aplicação prática e atendimento aos requisitos. Entre eles, destacam-se a análise SWOT, o desdobramento em planejamentos de metas, a análise e gestão de riscos e oportunidades, a gestão de mudanças e métodos de análise e solução de problemas. Os treinamentos nesses conceitos, métodos e ferramentas para toda a equipe envolvida foram diferenciais para alcançar melhorias nos processos.
Em 2020, com a aquisição da Heliotek pelo Grupo Soma, que já era certificada na ISO 9001:2015, a ACT propôs a reestruturação e integração do SGQ da Heliotek ao SGQ do Grupo Soma. Esse processo foi facilitado pela já consolidada abordagem da ACT no grupo.
Destaca-se o engajamento de todos, especialmente da direção e gestores, com o modelo de gestão construído entre o Grupo Soma e a ACT, que otimizou a estrutura organizacional, os recursos e disseminou o princípio da busca permanente por melhorias nos produtos, serviços e processos.
Hoje, podemos afirmar que não temos apenas um Sistema de Gestão da Qualidade, mas um Sistema de Gestão do Negócio robusto e em constante evolução, como deve ser uma organização que deseja manter-se competitiva.
O planejamento estratégico é a ferramenta de gestão na qual são definidos, anualmente e com base no contexto do Grupo Soma, os objetivos e mais de 120 metas. Esses são validados na convenção anual no início de cada ano e acompanhados trimestralmente pela Diretoria, em reuniões de análises críticas, onde os gestores apresentam a evolução dos indicadores, as ações tomadas e os resultados alcançados em cada período de análise.
Essa abordagem tem trazido comprometimento de todos com a gestão do negócio e suas metas, estabelecendo um direcionamento claro e transparente para o futuro do Grupo Soma.
Homenagem ao Consultor Araújo na Convenção Anual do Grupo Soma
Neste ano, ao final da convenção realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Grupo Soma homenageou Araújo, consultor da ACT, com uma placa de reconhecimento. Essa homenagem foi uma forma de agradecimento pelas significativas mudanças implementadas na gestão do negócio, que vão além da certificação ISO 9001.

Nos engrandece esta homenagem, pois é um reconhecimento daquilo em que acreditamos: contribuir não só para o sistema de gestão da qualidade, mas também para a gestão do negócio como um todo. Entendemos que, sem a confiança das pessoas do Grupo Soma, nosso sucesso não teria sido possível.
Agradecemos ao Grupo Soma pela parceria e comprometimento com um modelo de gestão que está trazendo resultados para o negócio e crescimento para todos os profissionais engajados com os objetivos e metas.