26/03/20 em Artigos

Realizar Auditorias Internas, agrega valor para a Organização?

A discussão aqui, não trata da necessidade de uma organização que é certificada em alguma norma de sistema de gestão ter que realizar auditoria interna, pois isso é requisito, mas sim, do quanto uma auditoria interna agrega valor, seja auditoria de produto, processo ou sistema de gestão da qualidade.

Esta reflexão, veio a partir da experiência que estamos tendo em alguns de nossos clientes cujos sistemas de gestão da qualidade começam a ficar robustos, ou seja, possuem as seguintes características:

A percepção que temos, é que se um sistema de gestão da qualidade é robusto e dinâmico, uma auditoria, por melhor que seja, vai descobrir aquilo que os Gestores, Diretoria e pessoal chave já sabem, pois existe uma gestão efetiva dos processos de negócios, tanto da sua operação, como dos resultados.

Por que auditorias internas não agregam valor?

Alguns dos principais motivos:

A auditoria como atividade profissional

Muitos profissionais, especialmente da qualidade, buscam cursos e treinamentos para se tornarem auditores, por vários motivos:

Auditorias internas de produtos, processos e sistemas, são atividades de detecção e são redundantes em relação à gestão de indicadores.

Se uma organização não produz 100% dos seus produtos dentro das especificações, ou seja, não tem “zero defeito”, se for implantada uma sistemática de auditoria de produtos, fatalmente essa auditoria irá identificar produtos não conformes; porém a consequência será ter um outro processo que envolverá custos de: identificação, segregação, seleção, emissão de relatórios, análises, ações de contenção, corretivas etc. Ao invés disso, não seria melhor investir apenas na melhoria através da análise dos indicadores?

Muitas organizações e profissionais estão tomando a direção da detecção, com adoção excessiva de auditorias, especialmente no mercado automotivo, porém um sistema de gestão da qualidade, busca tornar a organização mais competitiva e isso não se alcança com auditorias, mas sim com métodos e ferramentas adequadas para melhorar o desempenho dos processos de gestão do negócio.

Se as organizações desenvolverem sistemas de gestão robustos, as auditorias internas não terão importância, a não ser para manter a certificação, porém entendo que a abordagem de auditoria na próxima versão da ISO 9001 deverá mudar, pois ainda os auditores internos e de certificadoras não desapegaram do seguimento a documentos, ou seja não auditam gestão, mas sim documentação.

 

Elaborado por: Araújo, Manoel M. S

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