Processos de Negócio
São fluxos de trabalhos que atendem um ou mais objetivos da organização e que proporcionam agregação de valor sob a óptica do cliente final e partes interessadas.
Existe metodologia para determinar os processos de negócio de uma organização, porém não abordaremos neste artigo; então vamos exemplificar.
No caso de uma indústria que fabrica e entrega produtos compostos por vários materiais e componentes, vamos chamar o processo de Logística, aquele que tem como responsabilidade, entregar os produtos nos prazos e nas quantidades acordadas com os Clientes.
Vamos entender, que deva ser objetivo da organização entregar seus produtos nos prazos e quantidades acordados com os Clientes e que se isso for cumprido adequadamente, vai agregar valor aos Clientes.
Então digamos que para isso, a organização estabeleceu um processo de negócio que abrange as atividades ou subprocessos de: planejamento da produção, programação de materiais e componentes, compras, recebimento e armazenamento de materiais e componentes, movimentação de materiais, controle da produção, armazenamento de produto acabado, separação de pedidos, faturamento e entrega ao cliente.
Um gestor desse processo de negócio, estabelece um fluxo de trabalho buscando torná-lo mais rápido, melhor e mais barato, sem ser “Chefe” ou sem ter uma postura de Chefe dos envolvidos com o processo.
Dependendo do porte da organização, poderemos estar tratando de vários departamentos, cada um com um chefe e com muitas pessoas.
O Chefe tradicional, de Departamento, em geral temos uma ideia de qual o perfil necessário, dependendo da área; entretanto um Gestor de Processo de Negócio é bem diferente.
Perfil de um Gestor de Processo de Negócio: