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Artigos sobre Diversos Assuntos

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Uma Empresa não pode ser muito melhor, que o nível de competência e engajamento dos seus funcionários

Artigos, Geral

Uma Empresa não pode ser muito melhor, que o nível de competência e engajamento dos seus funcionários

É fato que em nosso país, educação não é prioridade. É fato também, que muitas empresas, pouco ou nada se preocupam com a competência dos funcionários, bem como com o engajamento desses, aos seus objetivos.   Alguns aspectos podem ser considerados:   Estrutura Departamental Em geral as empresas são estruturadas por departamentos, ou seja, as pessoas são administradas pelo cumprimento de tarefas e limitadas a fazerem aquilo que o cargo e o departamento tem como atribuições. Os departamentos são...

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Qual a diferença entre um curso de norma de Sistema de Gestão de um Organismo Certificador e o de uma Consultoria?

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Qual a diferença entre um curso de norma de Sistema de Gestão de um Organismo Certificador e o de uma Consultoria?

Um Organismo Certificador de Normas de Sistemas de Gestão, não atua na implantação; mas sim, em auditorias, cujas abordagens são bem diferentes.   Fazer curso de auditoria de normas com Organismos Certificadores é interessante, principalmente se o Organismo é aquele que vai auditar a empresa, pois desta forma, se entende melhor a abordagem que será usada, já que existem algumas diferenças entre os Organismos, embora sejam pequenas. Contrariamente aos cursos de auditorias, boa parte dos Organismos Certificadores promovem cursos...

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A Gestão por Processos e o Futebol

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A Gestão por Processos e o Futebol

Para quem acompanha futebol, ao menos desde a década 50 do século passado, consegue perceber sua evolução. Veja como a Gestão por Processos se aplica nesse esporte. Um time de futebol executa um processo, no qual o Técnico exerce o papel de Gestor e os jogadores executam este processo, que envolve também treinamento técnico, físico e estratégico. Há várias semelhanças entre o Gestor de um Processo de uma Organização e um Técnico de Futebol: Ambos são responsáveis pelos resultados;O...

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O fim do departamento da qualidade!

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O fim do departamento da qualidade!

A qualidade é um atributo intrínseco a um produto, processo ou serviço. Então, o que faz um departamento da qualidade numa indústria, por exemplo?   A seguir estão apresentadas as principais atividades dos Departamentos da Qualidade na indústria e como algumas podem ser inseridas em processos da organização, simplificadas e outras eliminadas. As atividades que estão sendo abordadas, são: Inspeção de Recebimento; Auditoria de Fornecedores; Inspeção durante a produção; Auditoria de Produtos; Análise de Produtos Não Conformes; Auditoria de Processos;...

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Simplificar nem sempre é simples nas Organizações

Artigos, Geral

Simplificar nem sempre é simples nas Organizações

A complexidade e a burocracia, algumas vezes dão um aparente poder e dependência da organização, de quem desenvolveu e participa daquele processo, bem como a sofisticação pode passar a impressão de que existe controle rigoroso e alta qualidade. O tripé de um processo robusto é: agilidade, qualidade e otimização dos custos. Não conheci nas organizações nas quais atuei, nenhum processo que fosse complexo, burocrático ou sofisticado, que atendesse a este tripé. Recorrendo ao dicionário Burocracia: (sentido pejorativo) – Qualquer...

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Os benefícios da Gestão por Processos de Negócio ou Business Process Management [BPM]

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Os benefícios da Gestão por Processos de Negócio ou Business Process Management [BPM]

Primeiro de tudo, podemos afirmar que a Gestão por Processos de Negócio não é uma moda, mas sim o futuro das organizações que querem ser altamente competitivas.     É difícil imaginar, uma organização que busque aumentar sua competitividade, consiga frequentemente  maior agilidade, redução de custos e maior qualidade nos seus processos, sendo administrada na forma de um conjunto de “ilhas”, como muitas vezes se transforma aquelas estruturadas por departamento ou setor, com seus especialistas  e know how, mas...

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As dificuldades ao aplicar o MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)

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As dificuldades ao aplicar o MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)

  Muitas organizações, investem em cursos e treinamentos relacionados a métodos e ferramentas da qualidade para análise e solução de problemas, entretanto há muita dificuldade em colocá-las em prática.   Os três principais motivos dessas dificuldades ao aplicar os Métodos de Análise e Solução de Problemas são: Falta de domínio de qual situação e como pode ser aplicado cada método Não incorporação desses métodos nos processos da organização, utilizando-os de forma esporádica e não sistêmica Necessidade de trabalhar em...

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Qualidade é importante, mas não é tudo!

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Qualidade é importante, mas não é tudo!

  A organização que não oferece um bom produto ou serviço aos seus Clientes, tende a fracassar, porém sempre pode haver Cliente(s) para um produto ou serviço ruim, por exemplo quando considera como fator principal, o preço. Uma organização precisa estar organizada por processos estruturados para atender as necessidades dos seus Clientes, mas também os resultados esperados do negócio, já que uma organização precisa ser sustentável financeiramente. Se sua organização é certificada ou pretende se certificar pela ISO 9001,...

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“Tocar o Negócio” ou “Gerir o Negócio”? – Administração de “Problemas” e Soluções

Artigos, Geral

“Tocar o Negócio” ou “Gerir o Negócio”? – Administração de “Problemas” e Soluções

A boa administração de problemas e respectivas soluções, é um diferencial de competitividade para as empresas, mas ao mesmo tempo é um dos processos onde existem mais dificuldades para se estruturar, visando conseguir tratar tudo aquilo que dentro da empresa, requer ações para melhorar sua competitividade. Estamos falando de duas formas diferentes de administrar um negócio; onde um é “Tocar o Negócio”, e o outro é “Gerir o Negócio”. Nem tudo  que é chamado na empresa de problema, é...

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O fim dos procedimentos nas empresas!

Artigos, Artigos ISO 9001, Geral

O fim dos procedimentos nas empresas!

Com a mudança da ISO 9001 em 2015, onde não é mais requerido o manual da qualidade, nem nenhum tipo de procedimento; enfim, vai acontecer o que seria natural para os processos de gestão das empresas: o fim dos procedimentos formais. Se alguma empresa e principalmente algum profissional da área da qualidade resistir a essa mudança, será como se estivesse lutando alguns anos atrás, para manter a máquina de escrever, mesmo a elétrica, na época que surgiram os computadores...

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