TREINAMENTOS IN COMPANY

 

Possuímos vários cursos de Educação e Treinamento relacionados com as áreas nas quais atuamos. Embora exista um conteúdo programático específico para cada curso, em geral para cursos “In Company” buscamos obter informações sobre público alvo, profundidade maior ou menor de interesse sobre o tema, expectativa de duração entre outras; de forma a prepararmos não só o material didático apropriado, bem como identificar a necessidade de exercícios e recursos para realização e atendimento das necessidades e expectativas.]

 

Gestão da Qualidade e Normas de Certificação

Interpretação dos Requisitos da NBR ISO 9001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da NBR ISO 9001

Para profissionais e empresas envolvidos na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Excelência no Atendimento ao Cliente

Esse é um treinamento customizado, uma vez que cada empresa tem seus produtos e serviços específicos, bem como a forma de se relacionar com seus clientes. Sendo assim, inicialmente fazemos um diagnóstico para entender como a empresa e os funcionários que tratam diretamente com os clientes se relacionam, para identificar falhas e/ou oportunidades de melhorias e posteriormente preparar um programa de treinamento e eventualmente até um trabalho de acompanhamento.

Interpretação dos Requisitos da ISO TS 16.949

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

MASPROMD – Métodos de Análise e Solução de Problemas, Riscos, Oportunidades, Melhorias e Decisões

Este treinamento apresenta uma série de métodos desenvolvidos para serem aplicados em várias situações que geram custos adicionais para as organizações, como por exemplos: tomar decisões erradas; não corrigir os problemas definitivamente, adotando apenas medidas paliativas; não conseguir ou demorar para descobrir as causas dos problemas; agir precipitadamente na solução de problemas; escolher erroneamente um fornecedor, prestador de serviços, software ou funcionário; desconsiderar os riscos em determinadas decisões; não saber priorizar o que é relevante para a organização; não saber estabelecer metas com um plano estruturado para atingi-las; não planejar adequadamente mudanças organizacionais ou em seus processos; não atuar em oportunidades que podem ser relevantes para o negócio; etc… Além de conhecer cada método, a abordagem do treinamento é de deixar bem claro em qual situação aplicar cada um, já que não existe um método que possa ser aplicado para qualquer tipo de situação. Esses métodos podem e devem ser incorporados no sistema de gestão do negócio. 

FMEA – Failure Mode and Effect Analisys

Apresentar aos participantes a metodologia de FMEA e suas aplicações práticas, utilizando exemplos da própria empresa. O treinamento é desenvolvido através da utilização da documentação (desenhos, especificações etc) de algum produto da empresa, de preferência que esteja em desenvolvimento, para que os participantes utilizem durante o treinamento e tenham uma visão melhor de como aplicar a ferramenta. Serão formados grupos de trabalho (4 a 6 participantes), simulando grupos internos da empresa responsáveis pelo desenvolvimento de produtos.

APQP - Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto)

Este treinamento aborda os Manuais da AIAG de APQP, FMEA e PPAP e apresenta a metodologia de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e sua aplicação prática, utilizando exemplos da própria empresa.

CEP - Controle Estatístico do Processo

Habilita os participantes a utilizar os conceitos e aplicar na prática as técnicas do Controle Estatístico do Processo, abordando os conceitos de variação: causas comuns e especiais; tipos de cartas de controle e suas aplicações; análise de estabilidade; capabilidade e mini capabilidade do processo; e análise dos dados estatísticos obtidos do processo com exercícios práticos.

MSA - Measurement Systems Analysis – Análise de Sistemas de Medição

Apresenta diretrizes para selecionar o método estatístico adequado de avaliação de um sistema de medição; conhecer os conceitos relacionados a um processo de medição; praticar a avaliação de sistemas de medição por variáveis e por atributos; interpretar os resultados estatísticos na avaliação de sistemas de medição; apresentar os conceitos / aplicações de identificação de problemas potenciais e ações preventivas; o treinamento desenvolve-se com a apresentação de conceitos, metodologias e exercícios práticos, com estudo de um sistema de medição da própria empresa, para que todos tenham uma visão da aplicação da ferramenta.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO TS 16.949

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da VDA 6.3 – Auditores de Processos

Apresenta os requisitos, as interpretações e conceitos de auditorias de processos baseadas na norma VDA 6.3, habilitando os participantes a realizá-las e implementá-las de maneira eficaz, integrando-as ao Sistema de Gestão da Qualidade.

5 “S”

É um programa que tem por objetivo manter no trabalho apenas os materiais, equipamentos e ferramentas necessárias, ou seja, o que você realmente utiliza, e na quantidade certa. Esta metodologia desenvolve a obtenção e manutenção da ordem, buscando a eficiência e garantia da qualidade. Os 5S são as iniciais de palavras em japonês: Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke e são traduzidos como: Senso de Separação, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Asseio – Padronização e Senso de Auto-disciplina.

Interpretação dos Requisitos da ISO 14001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO 14001

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Para profissionais e empresas que estão implantando a ISO 14001, visando adequar suas atividades e processos para atender a legislação ambiental municipal, estadual e federal, com critérios que considerem a significância dos aspectos e impactos ambientais.

Interpretação dos Requisitos da OHSAS 18001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da OHSAS 18001

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da SASSMAQ

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da SASSMAQ

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da ISO/IEC 17.025

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO/IEC 17.025

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da ISO 22000/ FSSC 22000

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO 22000/ FSSC 22000

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da NBR 16.001/ SA 8000

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da NBR 16.001/ SA 8000

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

 

Desenvolvimento Organizacional

Planejamento Estratégico

Apresenta os conceitos e metodologia para preparação do Planejamento Estratégico da Empresa, bem como definir ou reavaliar durante o próprio treinamento, seus pilares: negócio, missão, princípios, credos, valores e objetivos organizacionais quantitativos e qualitativos; iniciando a elaboração do Plano de Negócios, para desdobramento dos objetivos em planos de ações buscando atingir as metas organizacionais.

Análise de Problemas e Tomada de Decisão

Apresenta de forma prática, ferramentas para análise de problemas e suas aplicações práticas nas atividades de produção e/ou prestação de serviços, técnicas e administrativas; descrevendo clara e objetivamente um problema, identificação da causa e a causa da causa (causa raiz); proporcionando uma visão geral de como gerenciar as diversas situações de uma empresa, sejam problemas, mudanças, tomada de decisões, priorização de ações etc. de tal forma a obter melhores resultados.

Técnicas de Negociação

Desenvolve nos participantes habilidades para realizarem negociações, sejam elas de caráter administrativo, técnico ou financeiro; internos ou externos, tratando dos aspectos comportamental, organizacional; comunicação; habilidades; perfil do negociador; etapas da negociação; planejamento e outros que influenciam os processos de negociação.

Comunicação

Apresenta os aspectos relacionados com a comunicação, conceitos, formas e técnicas para aplicação no dia a dia da empresa. Conceitos trabalhados: emissor; receptor; ruído; barreiras e feed back; formas de comunicação; canais de comunicação; rádio peão (origens, causas e como evitar); comunicação não verbal, técnicas de feedback; condução de reuniões; utilização de correio eletrônico e outros.

Desenvolvimento e Capacitação de Lideranças

Desenvolve as lideranças, desde questões básicas sobre como elogiar e criticar um colaborador, até a formulação de estratégias de liderança, como liderança situacional, abordando também atividades ligadas ao processo de recursos humanos (seleção de pessoal, técnicas de entrevistas, integração demissão etc). Com isso, visamos fazer com que a Liderança tenha foco na motivação, conseguindo o melhor resultado possível dos seus liderados, fazendo com que trabalhem produtivamente e se sintam bem fazendo isso. Este processo dura de seis a oito meses e é dividido em vários módulos de 8 horas, com intervalos de 20 a 30 dias entre os módulos, para que os participantes pratiquem os conceitos apresentados e apresentem suas experiências antes de desenvolverem o módulo seguinte. Desta forma, criamos um processo de desenvolvimento com teoria e prática.

A Força do Trabalho em Equipe

Trabalhar em equipe, sugere em primeiro plano  maturidade dos componentes em ouvir e expressar suas idéias num ambiente onde o grupo possua nível de inteligência emocional desenvolvido. Saber ouvir é uma arte que este curso trata com muito cuidado. Desenvolver a percepção do outro e valorizar suas idéias, tanto quanto se valoriza as próprias, é o segredo do sucesso e o grande ganho do trabalho. Este trabalho objetiva conscientizar e direcionar os times de formadores de opinião e gestores da organização (líderes) para um diálogo diferente dos moldes testados até então. Todo o trabalho é direcionado para preparação dos treinandos para um momento de falar e ouvir com interesse e sem julgamentos ou justificativas. Ao final o grupo sai fortalecido, com respeito e autoestima elevados, num nível que o possibilitará atingir os objetivos e metas com menor esforço ou desgaste.

 

Gestão da Cadeia Logística

Supply Chain Management – Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos

Apresenta os aspectos operacionais, táticos e estratégicos da cadeia de suprimentos/logística empresarial; o produto da cadeia de suprimentos/logística; serviço ao cliente; processamento de pedidos e sistemas de informação; fundamentos do transporte; fundamentos e decisão sobre transportes; necessidades de previsão da cadeia de suprimentos; decisões sobre política de estoques; decisões de compras de programação de dos suprimentos; o sistema de estocagem e manuseio; decisões de estocagem e manuseio; decisões de localização das instalações; planejamento; organização da cadeia de suprimentos/logística; controle da cadeia de suprimentos/logística.

PPCP – Programação, Planejamento e Controle de Produção

Fornece base conceitual ao treinando, para que conheça e entenda as metodologias de PPCP e os fundamentos de uma cadeia logística, habilitando-o a estudos mais aprofundados no assunto; abordando sistemas informatizados de administração da produção; Kanban, Just-in-time; a lógica do MRP/MRP II e do ERP. gerenciamento de gargalos e restrições, entre outros temas.

 

Gestão Administrativa, Financeira e Custos

Planejamento Tributário

Oferece a oportunidade de desenvolvimento na gestão dos tributos que incidem sobre as atividades empresariais, capacitando-os a identificar alternativas e desenvolver estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho da empresa.

Contabilidade para Não Contadores

Dirigido a profissionais e executivos que desejam ter uma visão geral e interpretar melhor relatorios contábeis e gerenciais: balanco patrimonial; demonstracao de resultado do exercicio; demonstracoes financeiras; demonstracao de lucros ou prejuizos acumulados; e outros.

Contabilidade Financeira e Gerencial

Apresenta as diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, pois cada uma delas tem suas particularidades, mesmo havendo muitas similaridades e áreas de sobreposição, sendo importante sabermos como interpretar e utilizar cada uma delas em benefício da empresa.