30/06/20 em Artigos

Reinventando a Organização Pós Pandemia – Substituindo a Gestão Vertical!

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Estamos num período complexo para as pessoas e para as organizações com o COVID 19; porém pode ser um momento para as organizações e pessoas transformarem dificuldades em oportunidades.

Para as organizações, pode ser substituindo a deficiente Gestão Vertical ou Departamental pela abordagem moderna da Gestão por Processos de Negócio.

Se as organizações que possuem Gestão Vertical refletirem, vão perceber o quão seus processos têm dificuldades para fluírem e algumas vezes até emperram. As coisas muitas vezes andam literalmente na base do grito, onde quem grita e pode gritar mais alto, tem prioridade, quando na realidade a prioridade deve ser o cliente.

A figura abaixo representa de maneira geral e objetiva, que a soma das barreiras hierárquicas com as barreiras funcionais (departamentais) acabam criando nas organizações de gestão vertical, ilhas isoladas de conhecimento.

A gestão vertical dependendo do quanto ela estiver enraizada na organização, pode lembrar aquela música “ado aado cada um no seu quadrado”.

Uma das resistências que as organizações têm para iniciar e implantar esta mudança, além do comodismo de deixar tudo como está, são os conflitos de interesse, pois vai afetar o dia a dia de muitas pessoas na organização, além de entre outros impactos, como:

  • Perda da importância da hierarquia, ou seja, ao invés de chefes, a organização passa a ter gestores de processos, que não atuam como chefes, pois são negociadores e devem exercer influência e não, mandar;
  • Mudança do foco do cumprimento de tarefas (para o chefe ou departamento), para busca de resultados do processo;
  • Alterar a abordagem de gerenciar pessoas, para gerenciar processos;
  • A organização não deixa de lidar com seres humanos e de ser responsável por resultados, mas a maneira de consegui-los é muito diferente;
  • Grande parte do que os gestores fazem em organizações convencionais não será funcional em uma situação de gestão baseada em processos.

Gestão por Processos de Negócio – GPN não é elaboração de fluxos de processos, é muito mais que isso, pois há uma abordagem estrutural e conceitos que precisam ser assimilados e incorporados pela organização.

CLIQUE AQUI para ter acesso a um melhor entendimento da Gestão por Processos de Negócio – GPN, com um exemplo prático, seus impactos, oportunidades e benefícios para as organizações.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×