29/05/19 em Artigos, Artigos ISO 9001, Artigos ISO TS e IATF 16949, Geral

Qual a diferença entre um curso de norma de Sistema de Gestão de um Organismo Certificador e o de uma Consultoria?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×


Um Organismo Certificador de Normas de Sistemas de Gestão, não atua na implantação; mas sim, em auditorias, cujas abordagens são bem diferentes.

 

Fazer curso de auditoria de normas com Organismos Certificadores é interessante, principalmente se o Organismo é aquele que vai auditar a empresa, pois desta forma, se entende melhor a abordagem que será usada, já que existem algumas diferenças entre os Organismos, embora sejam pequenas.

Contrariamente aos cursos de auditorias, boa parte dos Organismos Certificadores promovem cursos cujos nomes incluem a palavra implantação, mas de fato o foco do curso é interpretação dos requisitos, ou seja, aborda conceitos e teorias do que é requerido, o que não deixa de ser importante, porém implantar um sistema de gestão é bem diferente.

Não está entre as competências de um Organismo Certificador, dizer como implantar um Sistema de Gestão, pois isso é consultoria. A abordagem desses cursos, está voltada para aquilo que se espera encontrar no Sistema de Gestão e não como implantá-lo, até porque isto implica em conflitos de interesses, já que se um Organismo Certificador orienta uma empresa de como implantar um requisito, como ficaria se na auditoria um auditor desse Organismo abrisse uma não conformidade naquele requisito?

Com raras exceções, não dá para implantar um mesmo requisito da norma, exatamente com a mesma abordagem, em empresas diferentes.

Por exemplo, a ISO 9001:2015 (CLIQUE AQUI e leia nossos artigos sobre norma) não é um pacote de procedimentos ou um software que pode ser adotado para qualquer organização se certificar, principalmente se o intuito é obter resultados com o Sistema de Gestão da Qualidade.

Um Sistema de Gestão da Qualidade, precisa ser desenvolvido especificamente para a Organização.

Embora os requisitos sejam os mesmos, a obtenção de resultados com a implantação, depende de vários fatores e características que estão por exemplos, relacionados com:

  • Nível de Engajamento da Alta Direção;
  • Cultura da Organização;
  • Estrutura Organizacional (Gestores e Pessoal Chave);
  • Nível de Informatização e/ou Automação dos Processos;
  • Recursos Humanos;
  • Porte;
  • Produtos e Serviços;
  • Comprometimento das Pessoas, etc.

Além desses aspectos, é preciso ter uma experiência significativa em vários tipos de processos para estabelecer a melhor forma de implantar os requisitos para cada empresa.

Alguns exemplos:

  • Requisito Avaliação de Fornecedores: a) para uma pequena indústria de Injeção de Plásticos que utiliza 3 ou 4 tipos de matérias primas e 4 ou 5 fornecedores; e b) para uma Rede de Supermercados;
  • Requisito Projeto e Desenvolvimento: a) para uma empresa de Desenvolvimento de Softwares; e b) uma empresa que faz Projetos de Construção Civil;
  • Requisito Competência: a) para um Hospital; e b) para uma Empresa de Vigilância Predial; etc.

Os requisitos da ISO 9001:2015 são os mesmos para todos os tipos de organizações, porém a forma de implantá-los pode ser significativamente diferente.

Num curso de implantação com um Organismo Certificador, se discutidos estes temas, serão de forma muito superficial e na maioria das vezes, sem uma abordagem que satisfaça alguém que de fato precisa implantar.

No caso de uma Consultoria, claro que com muita experiência de implantação, deve-se esperar soluções apropriadas de como atender aos requisitos, de forma a trazer resultados para a organização e não apenas certificá-la.

 

Conclusão

 

Os treinamentos de normas de sistemas de gestão realizados com Organismos Certificadores, tem como foco como Certificar a Organização; e cursos com Consultorias, a abordagem é como certificar e obter resultados, inclusive financeiros, tornando a Organização mais competitiva.

 

Quer entender essa diferença na prática?

 

Se você atua na área ou quer entender sobre o tema, terá oportunidade de conhecer nossa abordagem de implantação da IATF 16949:2016 que visa simplificar a estrutura de documentação, tornar prática a implantação dos requisitos e adequá-los à estrutura, processos e recursos da organização, de forma que não só o sistema seja certificado, mas também obtenha melhores resultados de competitividade.

Aproveite a promoção de 50% de desconto que vai até dia 14 de Junho!

 

 

 

Escrito por:

Araújo

Diretor da ACT Consultoria & Treinamento

E-mail:  araujo@actconsultoria.com.br

 

 

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×