13/11/14 em Artigos

Por que terceirizar Auditorias Internas em Sistemas de Gestão?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Respostas: 1. É mais barato; 2. É melhor; e 3. É mais simples.

A execução de auditorias internas nas organizações; seja na ISO 9001, IATF 16.949 ou outras normas de sistemas de gestão, quando é realizada por pessoal interno; além de ser mais cara do que se for terceirizada; salvo algumas exceções, é de baixa qualidade e mais complexa.

É mais barato

Quanto custa (salário + encargos), pagar as horas de treinamento dos funcionários que são contratados para executarem outras atividades, além de pagar uma empresa de consultoria ou auditoria para realizar o treinamento?

Quanto custarão as horas dos funcionários que deixarão de fazer suas atividades para planejarem, realizarem e emitir relatórios das auditorias?

É melhor

Como será a qualidade da auditoria, se na maioria dos casos este treinamento, que em geral é apenas teórico, terá aplicação uma ou duas vezes por ano?

Usando como base a ISO 9001:2015, um perfil adequado para um bom auditor interno, seria:

  • Conhecimento profundo da norma, seus requisitos e treinamento em auditoria;
  • Experiência profissional de ao menos 10 anos, preferencialmente uma parte em cargos de gestão: Gerente, Coordenador, Supervisor, Líder etc;
  • Conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico/ Análise do Contexto;
  • Conhecimento de Gestão por Processos de Negócio;
  • Conhecimento e experiência em Gestão de Mudanças;
  • Conhecimento e aplicação prática de MASPROMD – Métodos de Análise e Solução de Problemas, Riscos, Oportunidades, Melhorias e Decisão;
  • Boa comunicação verbal e escrita; e
  • Outras necessidades específicas de cada organização.

Um treinamento de 2 ou 3 dias, possivelmente não habilitará os participantes para já saírem fazendo auditorias internas.

É mais simples

Buscar auditores externos, dependendo do porte da organização, para fazer uma auditoria completa é mais simples do que planejar a auditoria interna tentando conciliar a agenda de auditores e auditados, horários, imparcialidade na auditoria, emissão de relatórios, definir auditor para a Alta Direção, reciclar os auditores quando altera a norma, treinar novos auditores quando a equipe está desfalcada etc.

Concluindo

Há outras normas de sistemas de gestão, exemplo: IATF 16.949 e PBQP-H, que requerem outros conhecimentos, experiências e treinamentos específicos, portanto é melhor buscar profissionais no mercado (consultores/ auditores) que sejam especialistas não só em auditoria, mas também nos requisitos, ferramentas, conceitos e abordagens utilizadas na implantação do sistema implantado.

Auditoria Interna, pode ser uma ferramenta fundamental para se manter um sistema de gestão robusto e em constante evolução, porém isto dependerá muito da equipe auditora.

Ao término de uma auditoria, seja interna ou externa, a percepção que os gestores dos processos e a Alta Direção devem ter, é que foi feita uma avaliação consistente do sistema e os resultados apontados, darão uma ótima visão de como está a gestão do negócio e qual direção que a organização deve tomar para atuar nos pontos relevantes visando mantê-la competitiva.

Com pessoal interno, fica difícil uma avaliação rigorosa e imparcial, pois o foco é a gestão e resultados para a organização e não mais o seguimento a procedimentos/ documentos.

E caso esse artigo tenha te convencido, o que acha de fazer um orçamento conosco sem compromisso?

Artigo revisado em: 27 de Fevereiro de 2020.

 

Se você quer se tornar auditor da ISO 9001:2015, faça nossos cursos de EAD sobre Interpretação dos Requisitos da ISO 9001:2015CLIQUE AQUI; e de Formação de Auditores Internos e Externos da ISO 9001:2015CLIQUE AQUI.

 

Elaborado por: Araújo, Manoel M. S

 

 

ACT – Consultoria, Treinamento e EAD – Ensino A Distância
www.actconsultoria.com.br e www.actead.com.br
Desenvolvendo Organizações e Pessoas
WhatsApp: (11) 99637-9373
E-mail: contato@actconsultoria.com.br
Telefone: (11) 4224-4335
Mais de 10.000 profissionais treinados,
Mais de 300 Certificações ISO 9001, e
Mais de 50 Certificações de Sistemas Automotivos (IATF, ISO TS e outras)

 

 

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×