18/09/18 em Artigos

As dificuldades ao aplicar o MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)

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Muitas organizações, investem em cursos e treinamentos relacionados a métodos e ferramentas da qualidade para análise e solução de problemas, entretanto há muita dificuldade em colocá-las em prática.

Os três principais motivos dessas dificuldades ao aplicar os Métodos de Análise e Solução de Problemas são:

  1. Falta de domínio de qual situação e como pode ser aplicado cada método
  2. Não incorporação desses métodos nos processos da organização, utilizando-os de forma esporádica e não sistêmica
  3. Necessidade de trabalhar em equipe, pois em qualquer organização, o sucesso na solução de problemas, depende disso e em geral, a organização designa seus problemas para gestores ou profissionais específicos.

Domínio na Aplicação dos Métodos e Ferramentas

 

Primeiro de tudo, é necessário conhecer cada ferramenta e entender para qual situação ela é apropriada para ser aplicada. Não existe uma ferramenta, que seja aplicável eficazmente a qualquer tipo de problema ou situação.

Situações para as quais existem ferramentas para aplicação:

  • Reclamações de Clientes;
  • Análise de Problemas Potenciais e Riscos;
  • Identificação de Oportunidades;
  • Estruturação de um plano para atingir metas a médio ou longo prazos;
  • Ocorrência de um desvio repentino em um processo, produto ou serviço. Exemplos: queda de um sistema, quebra num equipamento, atraso na entrega de um produto ou serviço etc;
  • Estabelecimento de Prioridades quando há necessidade de se resolver vários problemas num curto período;
  • Planos de Melhorias;
  • Tomada de Decisão numa escolha. Exemplos: um software, um profissional para uma área, um fornecedor para um produto ou serviço etc;
  • Previsão de falhas;
  • Gestão de Mudanças; e outras.

Em algumas dessas situações, é possível usar uma ferramenta específica ou pode ser necessária mais de uma ferramenta para alcançar uma solução robusta que traga resultados efetivos.

Incorporação dos métodos nos processos da organização

Certamente, qualquer organização é passível de ocorrer todas as situações apresentadas anteriormente, não ao mesmo tempo claro, mas durante a execução de seus processos. Então, é necessário identificar nesses processos, que tipo de situação dessas (problemas, decisões, riscos, oportunidades etc) pode ocorrer durante sua execução e incluir a(s) ferramenta(s) apropriada(s) para aplicação.

Essa inclusão pode ser feita no mapeamento do processos, como uma de suas etapas.

Trabalho em Equipe

Em contraste com a forma na qual muitas organizações tratam solução de problemas, a maioria delas determinando um gestor ou um profissional específico para cada tipo de problema, este é um processo que terá mais sucesso se for trabalhado em equipe, principalmente quando forem utilizadas ferramentas.

Do mesmo modo, fica difícil imaginar alguém executar sozinho de forma eficaz, um plano oriundo de um brainstorming (conflita com o próprio conceito da ferramenta), ou de um Ishikawa, ou um PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou escolha de um novo Fornecedor de um Produto ou Serviço e outras situações.

Além disso, estas ferramentas precisam ser aplicadas sistematicamente e não esporadicamente, caso contrário este conhecimento não será absorvido pela organização, mas sim por alguns profissionais, mas com limitações ou não atingimento dos resultados esperados, já que podem ter ficado de fora pessoas chave para a solução definida, diminuindo sua eficácia.

Resumindo

Finalmente, é um desperdício uma organização realizar treinamentos em métodos e solução de problemas, se não conseguir utiliza-los na prática.

O recomendável, é que em seguida ao treinamento, haja um trabalho de consultoria para incluir tais ferramentas nos processos, ou alguém da organização que tenha profundos conhecimentos das ferramentas e de como aplica-las, fique com a responsabilidade de disseminá-las e incorporá-las aos processos.

Acima de tudo, o uso dessas ferramentas não pode ser exclusividade de uma área ou departamento específico, como muitas vezes se faz com a área da qualidade, mas sim todos os gestores e pessoal chave devem ser treinados e preparados para utiliza-las, para que a organização usufrua dos benefícios e resultados de uma aplicação adequada.

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Elaborado por: Araújo, Manoel M. S

 

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