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Artigos sobre a ISO 9001

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Prova para Auditor da ISO 9001:2015

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Prova para Auditor da ISO 9001:2015

Se você é um Auditor experiente da ISO 9001:2015, deve saber as respostas das seguintes perguntas:Numa auditoria completa de um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ em conformidade com a ISO 9001:2015, por qual requisito deve-se começar a auditoria e quais aspectos relevantes devem ser observados relacionados com este requisito?O que são processos de negócio da organização, mencionado no requisito 5.1.1.c? Qual visão deve-se ter deste requisito?Como evidenciar de forma consistente se a Alta Direção promove a mentalidade...

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Os 4 C’s da ISO 9001:2015 e incorporação na Gestão do Negócio

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Os 4 C’s da ISO 9001:2015 e incorporação na Gestão do Negócio

Os 4 C’s da ISO 9001:2015 são: Conhecimento Organizacional, Competência, Comunicação e Conscientização.Estes requisitos, muitas vezes são mal tratados ou mal compreendidos pela organização e implementados de forma a visar apenas atender as auditorias; entretanto, se incorporados como ferramentas para o negócio, vai fazer com que a organização consolide um dos princípios da gestão da qualidade: “Engajamento das Pessoas”Avalie as questões abaixo, em relação à abordagem que é visada pela ISO 9001:2015:Quem é o responsável por identificar necessidades, programar,...

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A Obsolescência do uso de procedimentos nas Empresas!

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A Obsolescência do uso de procedimentos nas Empresas!

Apesar de 95 países se reunirem para mudarem a ISO 9001 em 2015, chegando à conclusão de que a adoção de procedimentos para a gestão da qualidade é desnecessária, é impressionante como muitas organizações não desapegam.Não perceberam que a abordagem de gestão da qualidade mudou.No século passado, quando da versão de 87 e 94 da ISO 9001, eram requeridos procedimentos praticamente para todos os requisitos da norma, a visão era padronizar as atividades para se manter a qualidade, ou...

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A obsolescência do Diagrama de Ishikawa

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A obsolescência do Diagrama de Ishikawa

Para muitos profissionais, especialmente os da área da qualidade, pode parecer uma heresia dizer que o Diagrama de Ishikawa ficou obsoleto; entretanto, trata-se de um processo de evolução natural.O Diagrama de Ishikawa, ou Causa Efeito, ou ainda Espinha de Peixe começou a ser utilizado em 1943, criado por Kaoru Ishikawa, com a finalidade de analisar não conformidades e tomar ações corretivas nos processos de produção, considerando na época 4 fatores, 4 “M”s – Máquina, Mão de Obra, Material e...

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No Brasil e no Mundo em 2018 caiu o número de Certificações ISO 9001

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No Brasil e no Mundo em 2018 caiu o número de Certificações ISO 9001

Em 14 de setembro de 2018 venceu o prazo para as organizações fazerem a transição da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015 e os resultados divulgados pela própria ISO (International Organization for Standardization) são preocupantes para as organizações e profissionais que atuam na área, pois houve uma queda significativa no número de certificações no Mundo e especificamente no Brasil, onde já apresentava esta tendência. Clique aqui para ter acesso ao artigo onde apresentamos os números e uma análise abrangente,...

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Processo de Manutenção de Máquinas e Equipamentos: IATF 16.949 e ISO 9001

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Processo de Manutenção de Máquinas e Equipamentos: IATF 16.949 e ISO 9001

Uma das dificuldades para as indústrias que dependem fortemente de máquinas e equipamentos funcionando constantemente para manter ou melhorar sua produtividade, é definir como realizar as manutenções dessas máquinas, definindo critérios para estabelecer quais os tipos de manutenções para cada máquina ou equipamento: preditiva, preventiva ou corretiva. Estamos disponibilizando gratuitamente um processo que define como estabelecer a manutenção das várias máquinas e equipamentos da organização, desde sua aquisição até sua desativação. Aplicamos esse processo que é simples, prático e...

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Qual a abrangência e abordagem da Análise de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015?

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Qual a abrangência e abordagem da Análise de Riscos e Oportunidades na ISO 9001:2015?

Embora a ISO 9001 tratasse de melhoria contínua nas versões 2000 e 2008, esta melhoria ficava restrita a atuar nos indicadores de desempenho dos processos e teoricamente na tomada de ações corretivas e preventivas.   Ações corretivas na prática não tem um enfoque de melhoria, mas sim tratar de problemas ocorridos, boa parte deles porque não haver uma abordagem sistêmica de ações preventivas, que embora fosse requisito nas versões anteriores, em geral as organizações e profissionais da qualidade não...

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Quanto custa implementar os requisitos da IATF 16.949:2016, se a empresa é ISO 9001:2015?

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Quanto custa implementar os requisitos da IATF 16.949:2016, se a empresa é ISO 9001:2015?

Caso a empresa já seja certificada na ISO 9001:2015, baixe nossa [PLANILHA] e veja quanto custaria para implementar a IATF 16949:2016.   Desenvolvemos uma planilha simples contendo apenas os requisitos da IATF 16.949:2016, as ações necessárias para implementar, o tempo gasto para definir o processo documentado (sistemática), implementação e conscientização, custo estimado por hora que será utilizado por tipo de colaborador, custos adicionais com Organismo Certificador e treinamentos. Numa simulação que fizemos para uma empresa de injeção de plásticos...

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As dificuldades ao aplicar o MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)

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As dificuldades ao aplicar o MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)

Muitas organizações, investem em cursos e treinamentos relacionados a métodos e ferramentas da qualidade para análise e solução de problemas, entretanto há muita dificuldade em colocá-las em prática.Os três principais motivos dessas dificuldades ao aplicar os Métodos de Análise e Solução de Problemas são:Falta de domínio de qual situação e como pode ser aplicado cada métodoNão incorporação desses métodos nos processos da organização, utilizando-os de forma esporádica e não sistêmicaNecessidade de trabalhar em equipe, pois em qualquer organização, o...

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Como está o nível das Auditorias de Certificação na ISO 9001:2015?

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Como está o nível das Auditorias de Certificação na ISO 9001:2015?

Depois de quase 30 Clientes certificados na ISO 9001:2015 e acompanhado mais de 40 auditores de 6 Organismos Certificadores diferentes, identificamos que a maior dificuldade que os Auditores estão tendo na abordagem da auditoria de certificação em nossos Clientes, é a de entender que a norma não é mais um sistema de documentos, mas sim um modelo de gestão. Uma dificuldade para esse entendimento, é em função dos sistemas mal estruturados que boa parte das organizações tem implantado, com a...

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