Projeto Compacto de Consultoria, Auditoria e Treinamentos para Implantação da ISO 9001:2015

 

Visando oferecer uma alternativa para reduzir os investimentos com consultoria, auditoria e treinamentos na ISO 9001:2015, a ACT desenvolveu um projeto compacto para facilitar a implantação para a organização se certificar, com um investimento cerca de 50% menor se comparado a um projeto completo.

Este projeto é interessante para organizações que já são certificadas na ISO 9001:2008 e precisam fazer a mudança para a versão 2015, pois já tem uma estrutura de sistema e de profissionais com a cultura da ISO 9001.

Chamamos de compacto, porque abrange bem menos horas de Consultoria do que um projeto completo, porém para ter sucesso, dependerá de um maior comprometimento da organização e seus profissionais, uma vez que a implantação será de total responsabilidade da equipe interna. Neste caso, o papel da consultoria será de capacitar seus profissionais nos requisitos novos, alterados e mantidos, disponibilizando métodos que sejam compatíveis com as necessidades da empresa, bem como auxiliar na estruturação do SGQ de uma forma que traga resultados para o negócio, além da certificação.

Apenas como referência, para organizações que eventualmente se interessem por este modelo de consultoria, estimamos que para uma organização com cerca de 50 funcionários, o tempo de duração do projeto abrangendo consultoria, treinamentos e auditoria deve ser de cerca de 6 meses até a auditoria de certificação.

 

Como funciona o Projeto?

 

1. Haverá uma parte que será realizada em sala de treinamento “in company”, 5 módulos de 8 horas cada, uma vez a cada 3 ou 4 semanas, com até 20 participantes, na qual serão abordados em 8 horas alguns temas, conforme programação do módulo, que abrangerá:

  • Treinamento nos requisitos da norma, com exemplos de aplicação prática numa organização fictícia;
  • Realização de exercícios de aplicação dos requisitos na própria organização entre os participantes;
  • Treinamento em ferramentas e métodos para aplicação dos requisitos da norma (análise do contexto da organização, análise de riscos e oportunidades, ações corretivas, planejamentos de metas etc)
  • “Homework” (dever de casa): aplicação e implantação dos requisitos, métodos e assuntos abordados em sala ao voltar para o dia a dia, antes do próximo treinamento, ou seja em cerca de um mês).

2. Serão realizados dois dias de consultoria (8 horas cada), realizado na organização, durante a fase de treinamentos para auxiliar na implantação, sanar dúvidas e dificuldades para adequação dos requisitos para todo o escopo de certificação. O 1º dia de consultoria será após o segundo módulo de treinamento; e o 2º dia de consultoria após o último módulo de treinamento.

3. A última fase será a realização de uma auditoria interna no sistema implantado, para verificar a implantação e eficácia dos sistemas de gestão da Qualidade, que será realizada por um consultor diferente daquele que está realizando os treinamentos e a consultoria.

Vide abaixo exemplo de um cronograma do projeto:

Projeto Compacto

Em suma, a empresa terá orientação e treinamentos considerando suas características (produtos, serviços, processos, recursos, estrutura etc), a fim de desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) não apenas para certificar, mas que traga resultados para o negócio e adequado às suas necessidades.

Fatores Críticos de Sucesso para a Organização realizar este projeto:

  • Necessidade da participação de um funcionário próximo da Alta Direção em todos os módulos do projeto que será responsável pela implantação, com boa experiência profissional e/ou formação voltada para gestão de negócio e gestão da qualidade;
  • Necessidade da Participação da Alta Direção no Módulo 1;
  • Em cada módulo haver participantes relacionados com os requisitos que serão abordados, podendo haver até 20 participantes por módulo, não precisando ser sempre os mesmos;
  • Realização de todos os “homeworks” dos treinamentos, conforme prazos previstos;
  • Comprometimento da Organização com o Projeto do início ao fim.

 

Por que utilizar estes serviços da ACT?

 

  • Já temos dois de nossos clientes certificados na ISO 9001:2015 e por dois organismos de certificação diferentes;
  • Desde 2014 estamos estudando a ISO 9001:2015, inicialmente na versão DIS (Draft International Standard), publicando artigos e desenvolvendo métodos de implantação e com uma abordagem focada em resultados;
  • Temos mais de 200 processos de implantação e certificação em clients na ISO 9001, 95% com “Zero Não Conformidade”, indústrias, serviços e terceiro setor;
  • Temos mais de 40 processos de implantação e certificação em clients de Sistemas de Gestão da Qualidade Automotivo (ISO TS 16.949, QS 9000, VDA 6.1 …)
  • Desenvolvemos sistemas enxutos (desburocratizados), de fácil aplicação prática e visando otimizar os processos da organização. As ferramentas de aplicação dos requisitos serão disponibilizadas nos treinamentos com instruções de como usá-las;
  • Facilidade no entendimento, utilização e adequação dos recursos das organizações às necessidades de implantação, uma vez que assessoramos e certificamos organizações de 3 a 3000 colaboradores, desde micro empresas até empresas de grande porte e multinacionais;
  • Atuação em outras áreas, além da área da Qualidade: Administrativa, Financeira, Redução de Custos, Logística, Informatização através de Sistemas ERP’s, Desenvolvimento Organizacional e outras Normas de Gestão, o que nos faz ter uma abordagem mais voltada para resultados para o negócio do que apenas criar documentação.

Se tiver interesse em conhecer este tipo de projeto, ligue-nos para agendarmos uma visita em sua organização, a fim de podermos explicar melhor e fazermos um orçamento compatível com suas necessidades.

 

Informações e contatos pelo telefone (11) 4227-2211 ou pelo e-mail: contato@actconsultoria.com.br