GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS DE CERTIFICAÇÃO

 

Consultoria, auditorias, treinamentos e implantação das várias normas, como: ISO 9001, ISO TS 16.949, ISO 14.001, OHSAS 18.001, ISO/IEC 17.025,   NBR 16.001/ SA 8000, SASSMAQ e outras normas, tendo como diferenciais a desburocratização da documentação (simplificação), foco na melhoria de resultados utilizando indicadores significativos para gestão da diretoria, ferramentas aplicáveis a estes sistemas e facilidade em utilizar os recursos que a empresa possui para se adequar e implantar as normas (independentemente do porte), otimizando os processos de forma a facilitar sua integração ao dia a dia da empresa.

 

SERVIÇOS PRESTADOS

Implantação de Normas ISO de Sistemas de Gestão e Outras Normas Específicas

Em geral os serviços abrangem uma visita inicial da nossa área técnica comercial, para conhecimento da empresa (instalações, produtos e serviços oferecidos, visão geral da estrutura organizacional, nível de documentação atual relacionada com o sistema a ser implantado etc), a fim de se fazer posteriormente uma proposta técnica comercial onde irá constar um cronograma com as principais atividades de consultoria e treinamento a serem executadas, com as respectivas cargas horárias e prazos a serem cumpridos, além do valor do investimento e forma de pagamento. Normas nas quais atuamos na implantação:

  • NBR ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade
  • NBR ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
  • ISO TS 16.949: Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos particulares para aplicação da ABNT NBR ISO 9001 para organizações de produção automotiva e peças de reposição pertinentes
  • OHSAS 18001: Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
  • SASSMAQ: Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade
  • ISO/IEC 17.025: Requisitos gerais para a competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração
  • ISO 22000/ FSSC 22000: Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos
  • NBR 16.001/ SA 8000: Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
  • PBQP-H: Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat

Terceirização de Auditorias Internas em Normas ISO de Sistemas de Gestão e Outras Normas Específicas

Com relação às normas ISO de Sistemas de Gestão e outras, também realizamos auditorias internas de forma a atender aos requisitos destas normas, tendo em nossa equipe vários consultores que também atuam como auditores em Organismos de Certificação. Desta forma, podemos oferecer nas auditorias internas o mesmo nível das auditorias de certificação e/ou manutenção dos sistemas.

Avaliação, Seleção e Desenvolvimento de Fornecedores

Neste serviço, podemos fazer a definição de um processo que estabeleça as etapas e critérios para: escolha de um fornecedor no desenvolvimento de um produto; métodos de avaliação e aprovação antes do fornecimento, considerando não apenas os recursos técnicos e humanos, mas também sua capacidade de fornecimento; processo logístico (programação de materiais e da produção, gestão de estoques, pontualidade de entregas etc); qualidade do produto e do processo e outros fatores que sejam representativos para a empresa; além de avaliação dos fornecimentos após aprovação com parâmetros para tomada de ações e até substituição do fornecedor. Também podemos realizar auditorias de fornecedores, definindo critérios de classificação ou utilizando os já utilizados pela empresa.

 

TREINAMENTOS RELACIONADOS

Interpretação dos Requisitos da NBR ISO 9001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da NBR ISO 9001

Para profissionais e empresas envolvidos na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Excelência no Atendimento ao Cliente

Esse é um treinamento customizado, uma vez que cada empresa tem seus produtos e serviços específicos, bem como a forma de se relacionar com seus clientes. Sendo assim, inicialmente fazemos um diagnóstico para entender como a empresa e os funcionários que tratam diretamente com os clientes se relacionam, para identificar falhas e/ou oportunidades de melhorias e posteriormente preparar um programa de treinamento e eventualmente até um trabalho de acompanhamento.

Interpretação dos Requisitos da ISO TS 16.949

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

MASP – Métodos de Análise e Solução de Problemas

Apresenta ferramentas para tomada de ações corretivas, ações preventivas e de melhoria contínua que podem ser aplicadas em todas as normas de sistemas de gestão para atender estes requisitos. Além das ferramentas tradicionais utilizadas em geral em sistemas de gestão da qualidade e outros (Diagrama Causa e Efeito/ Ishikawa, Brainstorming, PDCA e outras), também são apresentados métodos comprovadamente eficazes como AP – Análise de Problema, APP – Análise de Problemas Potenciais, AD – Análise de Decisão e AS – Análise de Situações. O treinamento tem como característica forte a aplicação de exercícios práticos para melhor entendimento do uso de todas as ferramentas, esclarecendo em qual situação ou tipo de problema aplicar cada uma delas.

FMEA – Failure Mode and Effect Analisys

Apresentar aos participantes a metodologia de FMEA e suas aplicações práticas, utilizando exemplos da própria empresa. O treinamento é desenvolvido através da utilização da documentação (desenhos, especificações etc) de algum produto da empresa, de preferência que esteja em desenvolvimento, para que os participantes utilizem durante o treinamento e tenham uma visão melhor de como aplicar a ferramenta. Serão formados grupos de trabalho (4 a 6 participantes), simulando grupos internos da empresa responsáveis pelo desenvolvimento de produtos.

APQP - Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto)

Este treinamento aborda os Manuais da AIAG de APQP, FMEA e PPAP e apresenta a metodologia de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e sua aplicação prática, utilizando exemplos da própria empresa.

CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

Habilita os participantes a utilizar os conceitos e aplicar na prática as técnicas do Controle Estatístico do Processo, abordando os conceitos de variação: causas comuns e especiais; tipos de cartas de controle e suas aplicações; análise de estabilidade; capabilidade e mini capabilidade do processo; e análise dos dados estatísticos obtidos do processo com exercícios práticos.

MSA - Measurement Systems Analysis – Análise de Sistemas de Medição

Apresenta diretrizes para selecionar o método estatístico adequado de avaliação de um sistema de medição; conhecer os conceitos relacionados a um processo de medição; praticar a avaliação de sistemas de medição por variáveis e por atributos; interpretar os resultados estatísticos na avaliação de sistemas de medição; apresentar os conceitos / aplicações de identificação de problemas potenciais e ações preventivas; o treinamento desenvolve-se com a apresentação de conceitos, metodologias e exercícios práticos, com estudo de um sistema de medição da própria empresa, para que todos tenham uma visão da aplicação da ferramenta.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO TS 16.949

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da VDA 6.3 – Auditores de Processos

Apresenta os requisitos, as interpretações e conceitos de auditorias de processos baseadas na norma VDA 6.3, habilitando os participantes a realizá-las e implementá-las de maneira eficaz, integrando-as ao Sistema de Gestão da Qualidade.

5 “S”

É um programa que tem por objetivo manter no trabalho apenas os materiais, equipamentos e ferramentas necessárias, ou seja, o que você realmente utiliza, e na quantidade certa. Esta metodologia desenvolve a obtenção e manutenção da ordem, buscando a eficiência e garantia da qualidade. Os 5S são as iniciais de palavras em japonês: Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke e são traduzidos como: Senso de Separação, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Asseio – Padronização e Senso de Auto-disciplina.

Interpretação dos Requisitos da ISO 14001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO 14001

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Para profissionais e empresas que estão implantando a ISO 14001, visando adequar suas atividades e processos para atender a legislação ambiental municipal, estadual e federal, com critérios que considerem a significância dos aspectos e impactos ambientais.

Interpretação dos Requisitos da OHSAS 18001

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da OHSAS 18001

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da SASSMAQ

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da SASSMAQ

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da ISO/IEC 17.025

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO/IEC 17.025

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da ISO 22000/ FSSC 22000

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da ISO 22000/ FSSC 22000

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.

Interpretação dos Requisitos da NBR 16.001/ SA 8000

Para profissionais e empresas que estão implantando, pretendem implantar ou já são certificadas nesta norma e buscam uma visão geral dos requisitos para se adequarem ou terem uma nova visão de como se adequar melhor ou até mesmo se reciclarem para se aprofundarem nos conceitos desta norma.

Formação e Reciclagem de Auditores Internos da NBR 16.001/ SA 8000

Para profissionais e empresas envolvidas na realização de auditorias internas nesta norma, abordando não só exercícios que simulam uma auditoria na prática, mas também o lado comportamental, tanto de auditores, como de auditados.