DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

 

Nesta área em geral, tratamos de avaliar empresas em relação ao seu negócio, estrutura funcional, gestão dos processos, sistema de informações, deficiências, oportunidades e resultados financeiros para propor, utilizando serviços de consultoria e treinamentos, mudanças organizacionais, melhoria de processos e a forma de gestão que tragam melhores resultados financeiros, clima organizacional satisfatório e sustentabilidade a médio e longo prazos para a empresa.

 

SERVIÇOS PRESTADOS

 

Diagnóstico Organizacional

Avaliação de todas as áreas da organização nos aspectos organizacional, administrativo, financeiro e operacional, identificando o modelo de gestão atual e oportunidades de melhoria, tendo como objetivos: identificar o potencial de oportunidades e dificuldades atuais da empresa; levantar suas características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades; obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto do negócio; através das análises, na coleta de informações, identificar os problemas, suas causas e avaliar os recursos, na busca de soluções adequadas; iniciar um processo de conscientização dos sócios e direção, para uma maior profissionalização da empresa; propor uma estrutura organizacional, adequada às necessidades do negócio e voltada para uma gestão sustentável; e apresentar uma proposta para desenvolvimento organizacional e profissional da empresa.

Desenvolvimento Organizacional

É um processo que se inicia após a realização do Diagnóstico Organizacional, que abrange entre outras ações  definir uma estrutura organizacional adequada às necessidades do negócio com a visão de gestão por processo; revisão e otimização dos processos de forma a facilitar a gestão e obtenção de resultados mensuráveis; identificar as necessidades de capacitação dos profissionais com qualificação e perfil compatíveis com as responsabilidades e atividades que executam ou vão executar (colocar as pessoas certas nos lugares certos); implantar um sistema de informações que permita gerenciar os processos e seus resultados; e estabelecer um planejamento estratégico e plano de negócios que permita que a empresa a partir dos objetivos definidos, tenha um plano de negócios que possa ser reavaliado periodicamente para manter a sustentabilidade e rentabilidade do negócio.

Coaching

É um processo que utiliza assessoria pessoal e profissional, visando potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas por um profissional (o Coach) em uma parceria com o Cliente (o Coachee). O processo de Coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções que façam com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado em aumento de performance, ou mudança, transformação e aprendizado. O coach é uma espécie de Personal Trainer mental e emocional, que auxilia as pessoas a atingirem metas profissionais e pessoais. Da mesma forma que o Personal Trainer atua, motivando e estimulando você a atingir níveis cada vez mais altos de excelência física, o Coach age nos níveis de excelência e de realização da vida.

Gestão por Processo

Implantação do conceito de Gestão por Processo, incluindo o  mapeamento e modelagem dos processos, visando descrevê-los, otimizá-los, estabelecer uma estrutura organizacional adequada aos recursos e complexidade das atividades da organização e definir claramente as autoridades e responsabilidades dentro da estrutura.

Gestão de Recursos Humanos

Implantação do processo de Recursos Humanos (seleção; integração; desenvolvimento; treinamento; avaliação de desempenho; desligamento; motivação; políticas de cargos, salários, benefícios etc), compatíveis com o porte e mercado ao qual a empresa pertence, buscando tornar um diferencial da empresa, o tratamento, desenvolvimento e motivação que ela oferece aos profissionais que nela atuam.

Pesquisa de Clima Organizacional

É uma ferramenta utilizada para as empresas avaliarem seu ambiente organizacional atual, levando em conta a percepção de seus colaboradores, em relação a diversos aspectos da empresa, como: políticas de recursos humanos, estilos das lideranças, recursos que a empresa disponibiliza para execução das atividades, segurança, saúde ocupacional, qualidade dos produtos e serviços e outros. A definição dos aspectos a serem avaliados são decididos pela empresa pelas perguntas selecionadas. Em seguida se realiza a pesquisa com a aplicação do questionário, normalmente mantendo o sigilo dos respondentes, pois o objetivo é saber de modo geral o que os colaboradores pensam e não individualmente. São estabelecidos critérios para análise e é proposto um plano de ações para melhoria do clima, considerando a filosofia quer adotar.

 

 

TREINAMENTOS RELACIONADOS

 

Planejamento Estratégico

Apresenta os conceitos e metodologia para preparação do Planejamento Estratégico da Empresa, bem como definir ou reavaliar durante o próprio treinamento, seus pilares: negócio, missão, princípios, credos, valores e objetivos organizacionais quantitativos e qualitativos; iniciando a elaboração do Plano de Negócios, para desdobramento dos objetivos em planos de ações buscando atingir as metas organizacionais.

Análise de Problemas e Tomada de Decisão

Apresenta de forma prática, ferramentas para análise de problemas e suas aplicações práticas nas atividades de produção e/ou prestação de serviços, técnicas e administrativas; descrevendo clara e objetivamente um problema, identificação da causa e a causa da causa (causa raiz); proporcionando uma visão geral de como gerenciar as diversas situações de uma empresa, sejam problemas, mudanças, tomada de decisões, priorização de ações etc. de tal forma a obter melhores resultados.

Técnicas de Negociação

Desenvolve nos participantes habilidades para realizarem negociações, sejam elas de caráter administrativo, técnico ou financeiro; internos ou externos, tratando dos aspectos comportamental, organizacional; comunicação; habilidades; perfil do negociador; etapas da negociação; planejamento e outros que influenciam os processos de negociação.

Comunicação na Empresa

Apresenta os aspectos relacionados com a comunicação, conceitos, formas e técnicas para aplicação no dia a dia da empresa. Conceitos trabalhados: emissor; receptor; ruído; barreiras e feed back; formas de comunicação; canais de comunicação; rádio peão (origens, causas e como evitar); comunicação não verbal, técnicas de feedback; condução de reuniões; utilização de correio eletrônico e outros.

Desenvolvimento e Capacitação de Lideranças

Desenvolve as lideranças, desde questões básicas sobre como elogiar e criticar um colaborador, até a formulação de estratégias de liderança, como liderança situacional, abordando também atividades ligadas ao processo de recursos humanos (seleção de pessoal, técnicas de entrevistas, integração demissão etc). Com isso, visamos fazer com que a Liderança tenha foco na motivação, conseguindo o melhor resultado possível dos seus liderados, fazendo com que trabalhem produtivamente e se sintam bem fazendo isso. Este processo dura de seis a oito meses e é dividido em vários módulos de 8 horas, com intervalos de 20 a 30 dias entre os módulos, para que os participantes pratiquem os conceitos apresentados e apresentem suas experiências antes de desenvolverem o módulo seguinte. Desta forma, criamos um processo de desenvolvimento com teoria e prática.

A Força do Trabalho em Equipe

Trabalhar em equipe, sugere em primeiro plano  maturidade dos componentes em ouvir e expressar suas idéias num ambiente onde o grupo possua nível de inteligência emocional desenvolvido. Saber ouvir é uma arte que este curso trata com muito cuidado. Desenvolver a percepção do outro e valorizar suas idéias, tanto quanto se valoriza as próprias, é o segredo do sucesso e o grande ganho do trabalho. Este trabalho objetiva conscientizar e direcionar os times de formadores de opinião e gestores da organização (líderes) para um diálogo diferente dos moldes testados até então. Todo o trabalho é direcionado para preparação dos treinandos para um momento de falar e ouvir com interesse e sem julgamentos ou justificativas. Ao final o grupo sai fortalecido, com respeito e autoestima elevados, num nível que o possibilitará atingir os objetivos e metas com menor esforço ou desgaste.