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DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

 

Nesta área em geral, tratamos de avaliar empresas em relação ao seu negócio, estrutura funcional, gestão dos processos, sistema de informações, deficiências, oportunidades e resultados financeiros para propor, utilizando serviços de consultoria e treinamentos, mudanças organizacionais, melhoria de processos e a forma de gestão que tragam melhores resultados financeiros, clima organizacional satisfatório e sustentabilidade a médio e longo prazos para a empresa.

 

SERVIÇOS PRESTADOS

Diagnóstico Organizacional

Avaliação de todas as áreas da organização nos aspectos organizacional, administrativo, financeiro e operacional, identificando o modelo de gestão atual e oportunidades de melhoria, tendo como objetivos: identificar o potencial de oportunidades e dificuldades atuais da empresa; levantar suas características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades; obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto do negócio; através das análises, na coleta de informações, identificar os problemas, suas causas e avaliar os recursos, na busca de soluções adequadas; iniciar um processo de conscientização dos sócios e direção, para uma maior profissionalização da empresa; propor uma estrutura organizacional, adequada às necessidades do negócio e voltada para uma gestão sustentável; e apresentar uma proposta para desenvolvimento organizacional e profissional da empresa.

Desenvolvimento Organizacional

É um processo que se inicia após a realização do Diagnóstico Organizacional, que abrange entre outras ações  definir uma estrutura organizacional adequada às necessidades do negócio com a visão de gestão por processo; revisão e otimização dos processos de forma a facilitar a gestão e obtenção de resultados mensuráveis; identificar as necessidades de capacitação dos profissionais com qualificação e perfil compatíveis com as responsabilidades e atividades que executam ou vão executar (colocar as pessoas certas nos lugares certos); implantar um sistema de informações que permita gerenciar os processos e seus resultados; e estabelecer um planejamento estratégico e plano de negócios que permita que a empresa a partir dos objetivos definidos, tenha um plano de negócios que possa ser reavaliado periodicamente para manter a sustentabilidade e rentabilidade do negócio.

Coaching

É um processo que utiliza assessoria pessoal e profissional, visando potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas por um profissional (o Coach) em uma parceria com o Cliente (o Coachee). O processo de Coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções que façam com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado em aumento de performance, ou mudança, transformação e aprendizado. O coach é uma espécie de Personal Trainer mental e emocional, que auxilia as pessoas a atingirem metas profissionais e pessoais. Da mesma forma que o Personal Trainer atua, motivando e estimulando você a atingir níveis cada vez mais altos de excelência física, o Coach age nos níveis de excelência e de realização da vida.

Gestão por Processo

Implantação do conceito de Gestão por Processo, incluindo o  mapeamento e modelagem dos processos, visando descrevê-los, otimizá-los, estabelecer uma estrutura organizacional adequada aos recursos e complexidade das atividades da organização e definir claramente as autoridades e responsabilidades dentro da estrutura.

Gestão de Recursos Humanos

Implantação do processo de Recursos Humanos (seleção; integração; desenvolvimento; treinamento; avaliação de desempenho; desligamento; motivação; políticas de cargos, salários, benefícios etc), compatíveis com o porte e mercado ao qual a empresa pertence, buscando tornar um diferencial da empresa, o tratamento, desenvolvimento e motivação que ela oferece aos profissionais que nela atuam.

Pesquisa de Clima Organizacional

É uma ferramenta utilizada para as empresas avaliarem seu ambiente organizacional atual, levando em conta a percepção de seus colaboradores, em relação a diversos aspectos da empresa, como: políticas de recursos humanos, estilos das lideranças, recursos que a empresa disponibiliza para execução das atividades, segurança, saúde ocupacional, qualidade dos produtos e serviços e outros. A definição dos aspectos a serem avaliados são decididos pela empresa pelas perguntas selecionadas. Em seguida se realiza a pesquisa com a aplicação do questionário, normalmente mantendo o sigilo dos respondentes, pois o objetivo é saber de modo geral o que os colaboradores pensam e não individualmente. São estabelecidos critérios para análise e é proposto um plano de ações para melhoria do clima, considerando a filosofia quer adotar.
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